Fim do CPF na nota? Programas de incentivo fiscal estão ameaçados

23/04/2025

WhatsApp
Facebook
Telegram
LinkedIn

A pergunta “CPF na nota?” é comum no comércio e faz parte de programas estaduais criados para incentivar os consumidores a pedirem o documento fiscal. Em troca, os consumidores podem receber parte dos impostos pagos de volta, participar de sorteios em dinheiro, abater débitos tributários e até doar créditos para instituições sociais.

Esses programas de cidadania fiscal têm como objetivo principal combater a sonegação e aumentar a arrecadação com transparência. No entanto, com a reforma tributária aprovada pela Lei Complementar 214/2025, que unifica os impostos sobre consumo, essas iniciativas podem estar com os dias contados.

O que muda com a reforma tributária?
A reforma prevê a substituição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Serviços (ISS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), um tributo único que será cobrado de forma mais transparente e sem o repasse direto ao consumidor como ocorre atualmente.

Com isso, os programas que devolvem parte do ICMS ao consumidor podem deixar de existir ou terão que ser reformulados, já que o novo modelo tributário não prevê a devolução do IBS de forma individualizada.

O Paraná foi o primeiro Estado a anunciar mudanças. O governo informou que o programa Nota Paraná, que devolve parte do imposto a quem informar o CPF na nota, será encerrado em janeiro de 2033, quando a reforma estiver totalmente implementada. Apesar disso, o governador Ratinho Júnior pediu a elaboração de um estudo para tentar manter o programa, que completa 10 anos em agosto.

E a Nota Fiscal Paulista?
Criado em 2007, o programa do Estado de São Paulo permite que os consumidores recebam até 30% do ICMS recolhido pelos estabelecimentos. Os créditos podem ser usados para abater o valor do IPVA e também ser doados para instituições cadastradas.

Em 2024, a Secretaria da Fazenda paulista informou que o programa repassou R$ 515,6 milhões em créditos aos participantes, mas preferiu não comentar sobre o futuro da iniciativa com a chegada do novo sistema tributário.

Segundo o consultor tributário José Clóvis Cabrera, os programas devem durar enquanto o ICMS estiver em vigor, o que ocorrerá de forma gradativa até 2033. 

“Estados que já reduziram o valor dos créditos talvez não tenham interesse em manter os programas”, avalia Cabrera.

Iniciativas em outros estados
Além de São Paulo e Paraná, diversos Estados também criaram seus próprios programas:

Bahia: A Nota Premiada Bahia tem mais de 821 mil participantes e sorteia prêmios de até R$ 1 milhão, além de permitir doações a instituições sociais;
Minas Gerais: Criou em 2023 a Nota Fiscal Mineira, que oferece prêmios em dinheiro a quem informa o CPF;
Ceará: Lançou o Sua Nota Tem Valor em 2020. O programa premia mensalmente consumidores e oferece desconto de até 5% no IPVA.
Reforma tributária
A Reforma Tributária tem como objetivo simplificar e tornar mais transparente a cobrança de tributos sobre o consumo de bens e serviços, buscando corrigir distorções do atual sistema e incentivar o desenvolvimento econômico do país.

Segundo o economista e secretário-extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, a mudança pode aumentar em até 10% o PIB potencial do Brasil em dez anos, já que o novo modelo reduz os obstáculos aos investimentos e às importações, fatores que hoje são prejudicados pela complexidade e ineficiência do sistema tributário atual.


Fonte: Contábeis

Nunca foi tão simples abrir sua empresa!

Nós cuidamos de toda a papelada e processos burocráticos para que você tenha sua empresa funcionando regularmente. Você acompanha a evolução do processo sempre com orientação e tira suas dúvidas com nossos consultores sempre que precisar.

Estamos prontos para te ajudar!

Cuidamos de todos os procedimentos para a abertura do seu negócio

Confiança e Transparência

Você acompanha a evolução do processo sempre com orientação.

Abertura rápida

Abertura rápida e transparente para que você não perca nada do que está acontecendo.

Contadores consultores

Nossos contadores são treinados para serem consultores e orientar você.

Todo processo de abertura de empresa será orientado por nossos contadores

Realizamos todo processo de abertura de empresa por você, para que sua empresa seja aberta de forma simples, segura e rápida, sem dores de cabeça. Nossa equipe está à disposição para atender em todos as etapas da abertura da sua empresa.

Nossa equipe de contadores manterá contato com você para orientar quais atividades devem ser escolhidas para que tenha uma melhor otimização tributária.

Questões sobre escolha de melhor lugar para registrar a empresa, escolha de CNAEs, regime tributário, como evitar bi-tributações, natureza jurídica, dentre outras coisas importantes serão discutidas entre você e um contador.

Comece agora!
Entenda como funciona

1

Análise completa feita por contadores

Nós vamos avaliar as informações e documentações necessárias para as suas necessidades iniciais e encaminhar uma proposta.

2

Proposta aceita

A partir desse momento, nós vamos acompanhar todas as suas obrigações fiscais e orientar suas ações, mês a mês.

3

Nossos contadores cuidando da sua empresa

Nosso time de contadores irá manter todas as obrigações legais da sua empresa em dia. Teve alguma dúvida? Nossa equipe estará a postos para ajudar no que for preciso.

Ainda em dúvida?
Confira nosso FAQ.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.