Mais da metade dos brasileiros utilizaram os serviços digitais disponíveis no GOV.BR em 2025. Ao todo, mais de 130,6 milhões de pessoas foram atendidas virtualmente na plataforma do Governo Federal. O número de pessoas que entraram n o GOV.BR para acessar pelo menos um serviço neste ano já é maior que todo o período de 2024, que foi de 130,3 milhões de acessos únicos A média mensal de acessos únicos passou de 15 milhões por mês em 2025, um aumento de 68% em relação ao ano de 2022 e de 41% na comparação com 2024. Os dados foram revelados, nesta quarta -feira (1 7 /9), pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O acesso único conta o número de pessoas que acessaram a plataforma no ano, independentemente do número de vezes. Ele representa, portanto, que 130,6 milhões de pessoas diferentes já acessaram o GOV.BR esse ano. É um número diferente da análise da autenticação com sucesso, que registra todas as vezes que todas as pessoas acessaram em um determinado período. Em 2025, foram 3 ,5 bilhões de autenticações com sucesso.
“Essa quantidade de acessos comprova que as pessoas já entenderam que o GOV.BR simplifica e facilita a vida delas , e demostra também a robustez da plataforma”, celebra o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “É importante diferenciar também esse número de acessos únicos do número total de contas ativas, que são de 170 milhões. Um jovem que fez o Enem no final do ano passado tem uma conta, mas isso não significa que ele precisou usar o GOV.BR este ano”, exemplificou o secretário.
Um dos serviços mais utilizados pelos brasileiros é a Assinatura GOV.BR. Somente em 2025, foram 140 milhões de assinaturas realizadas pela plataforma. O advogado baiano Eduardo Felipe Teixeira Lima conta que passou a utilizar a ferramenta há pouco tempo. Ele relata que a assinatura otimizou o seu tempo e ainda a considera sustentável , já que não é preciso o uso de papel , além de ser 100% autêntica.
“Então, tenho utilizado a Assinatura GOV.BR há alguns meses para a assinatura de procuração e de contratos . Enfim, tudo o que eu utilizava antes para assinatura de próprio punho, substituí em 100% pela Assinatura GOV.BR”, completou Eduardo.
Além da assinatura, estão e ntre os serviços mais utilizados o Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem , Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele estudante, agricultor, turista, empreendedor ou trabalhador.
Faça a sua conta
Para utilizar a plataforma, o primeiro passo é acessar a loja do seu dispositivo e fazer o download do GOV.BR. Após abrir o aplicativo, digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta. No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro. O cidadão preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. Todavia, esse formulário só permite o nível bronze. Nesse caso, utilizar o aplicativo é uma vantagem, pois a ferramenta já oferece automaticamente a opção para o aumento de nível de conta.
Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 16 bancos credenciados na plataforma.
Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
Em caso de dúvidas, as pessoas podem acessar o gov.br/conta ou falar com um técnico da Secretaria de Governo Digital (SGD) pelo gov.br/atendimento.
Fonte: Agência Gov