No 1º semestre de 2022, negociações salariais finalmente começam a repor as perdas inflacionárias

04/08/2022

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn

Com a crise sanitária se desdobrando em diversas consequências econômicas no país, como a alta inflacionária, os trabalhadores brasileiros estão tendo dificuldades até hoje em repor as perdas salariais neste último ano.

No primeiro semestre deste ano, este movimento começou a ser revertido e 56,6% das negociações salariais empataram ou ficaram acima da inflação, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O levantamento chegou a esta conclusão após avaliar 6,7 mil negociações realizadas em todo o Brasil, registradas pelo Ministério do Trabalho até junho.

O resultado demonstra uma pequena mudança positiva em relação ao mesmo período do ano anterior, quando apenas 48% dos reajustes foram feitos nestas mesmas condições e 52% ficaram abaixo da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Em junho, 96 das 261 negociações finalizadas no período resultaram em reajustes positivos, enquanto 69 ficaram abaixo. Como ainda existem negociações em atraso do período e que devem ser concluídas em breve, ainda é cedo para acusar que junho foi fundamental para a virada do cenário no semestre.

Até o momento, o setor que mais conquistou reajustes acima do INPC neste ano foi a indústria, com 26,8% dos casos. 

Já o comércio foi responsável por repor a inflação para mais da metade dos casos negociados. No setor de serviços, 50,9% dos salários permaneceram abaixo da inflação.


Fonte: Contábeis

Nunca foi tão simples abrir sua empresa!

Nós cuidamos de toda a papelada e processos burocráticos para que você tenha sua empresa funcionando regularmente. Você acompanha a evolução do processo sempre com orientação e tira suas dúvidas com nossos consultores sempre que precisar.

Estamos prontos para te ajudar!

Cuidamos de todos os procedimentos para a abertura do seu negócio

Confiança e Transparência

Você acompanha a evolução do processo sempre com orientação.

Abertura rápida

Abertura rápida e transparente para que você não perca nada do que está acontecendo.

Contadores consultores

Nossos contadores são treinados para serem consultores e orientar você.

Todo processo de abertura de empresa será orientado por nossos contadores

Realizamos todo processo de abertura de empresa por você, para que sua empresa seja aberta de forma simples, segura e rápida, sem dores de cabeça. Nossa equipe está à disposição para atender em todos as etapas da abertura da sua empresa.

Nossa equipe de contadores manterá contato com você para orientar quais atividades devem ser escolhidas para que tenha uma melhor otimização tributária.

Questões sobre escolha de melhor lugar para registrar a empresa, escolha de CNAEs, regime tributário, como evitar bi-tributações, natureza jurídica, dentre outras coisas importantes serão discutidas entre você e um contador.

Comece agora!
Entenda como funciona

1

Análise completa feita por contadores

Nós vamos avaliar as informações e documentações necessárias para as suas necessidades iniciais e encaminhar uma proposta.

2

Proposta aceita

A partir desse momento, nós vamos acompanhar todas as suas obrigações fiscais e orientar suas ações, mês a mês.

3

Nossos contadores cuidando da sua empresa

Nosso time de contadores irá manter todas as obrigações legais da sua empresa em dia. Teve alguma dúvida? Nossa equipe estará a postos para ajudar no que for preciso.

Ainda em dúvida?
Confira nosso FAQ.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.