PIB perde força e economia brasileira desacelera em 2025

27/06/2025

WhatsApp
Facebook
Telegram
LinkedIn

Após um crescimento expressivo de 3,4% no ano passado, a economia nacional dá sinais claros de desaceleração em 2025. No primeiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou alta de 1,4%. No entanto, ao desconsiderar o resultado do setor Agropecuário — principal motor do início do ano —, o avanço teria sido de apenas 0,2%, o que corresponde a uma taxa anualizada de 0,8%.

A tendência de perda de fôlego fica mais evidente quando analisamos os principais setores da economia: Indústria, Serviços e Varejo. Em todos os casos, a expansão acumulada em 12 meses supera o registrado no ano corrente. No caso da Indústria, houve crescimento de 2,4% nesses últimos 12 meses, mas apenas 1,4% entre janeiro e abril. Os Serviços, por sua vez, avançaram 2,7% no período anual, contra 2,2% no acumulado deste ano. Já o Varejo apresentou um recuo mais acentuado, com crescimento de 2,7% em 12 meses e apenas 1% no ano.

Indicadores de alta frequência reforçam essa situação. O Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV), apontou uma retração de 0,4% em abril — a maior queda mensal desde outubro de 2024. Já o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, registrou crescimento modesto de 0,2% no mesmo mês, apontando perda de dinamismo.

Essa desaceleração se espalha por diversos segmentos. Por exemplo, o consumo das famílias recuou 0,1% em abril; o consumo do governo, 1,4%; e os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo — FBCF) caíram 1,2%, conforme dados da FGV. A Agropecuária, que havia sustentado a expansão no início do ano, perdeu tração, ao passo que a Indústria continua instável, enquanto apenas os Serviços mantiveram crescimento, com alta de 0,4%. 

Dentre os fatores que explicam esse quadro, destaca-se a política monetária restritiva adotada para conter a inflação. Com a taxa Selic a 15% ao ano (a.a.), o custo do crédito permanecerá elevado, limitando tanto o consumo quanto os investimentos. O alto nível de endividamento das famílias agrava a situação, restringindo ainda mais a demanda interna. 

Um ponto de atenção aqui é o mercado de trabalho, que tende a reagir com defasagem ao ciclo econômico, em decorrência da rigidez das leis laborais. Com isso, os custos com mão de obra permanecem pressionados, mesmo em um ambiente de atividade enfraquecida, comprimindo as margens das empresas. 

Com isso, as projeções para o crescimento do PIB em 2025 já vêm sendo revistas para baixo. Segundo o boletim Focus, do Banco Central (BC), a expectativa é de uma expansão de apenas 2,2% no ano. Para o segundo semestre, a previsão é de um desempenho próximo à estabilidade, com menor contribuição do Agro e arrefecimento dos setores cíclicos, como Indústria e Comércio. 

Na tentativa de suavizar os efeitos disso, o governo tem recorrido a medidas de estímulo à renda, como a antecipação do pagamento de precatórios e a ampliação do crédito consignado. 

No entanto, caso essas iniciativas persistam em um cenário de mercado de trabalho aquecido, o resultado pode ser contraproducente — com aumento da inflação e, como consequência, necessidade de juros ainda mais altos. Fato é que a economia nacional entra em uma fase de transição. 

O desafio, agora, é sustentar o nível de atividade em um momento de juros elevados, crédito restrito e menor estímulo externo. A coordenação entre as políticas monetária, fiscal e de crédito será importantíssima para garantir uma retomada equilibrada e sustentável. 


Fonte: Contábeis

Nunca foi tão simples abrir sua empresa!

Nós cuidamos de toda a papelada e processos burocráticos para que você tenha sua empresa funcionando regularmente. Você acompanha a evolução do processo sempre com orientação e tira suas dúvidas com nossos consultores sempre que precisar.

Estamos prontos para te ajudar!

Cuidamos de todos os procedimentos para a abertura do seu negócio

Confiança e Transparência

Você acompanha a evolução do processo sempre com orientação.

Abertura rápida

Abertura rápida e transparente para que você não perca nada do que está acontecendo.

Contadores consultores

Nossos contadores são treinados para serem consultores e orientar você.

Todo processo de abertura de empresa será orientado por nossos contadores

Realizamos todo processo de abertura de empresa por você, para que sua empresa seja aberta de forma simples, segura e rápida, sem dores de cabeça. Nossa equipe está à disposição para atender em todos as etapas da abertura da sua empresa.

Nossa equipe de contadores manterá contato com você para orientar quais atividades devem ser escolhidas para que tenha uma melhor otimização tributária.

Questões sobre escolha de melhor lugar para registrar a empresa, escolha de CNAEs, regime tributário, como evitar bi-tributações, natureza jurídica, dentre outras coisas importantes serão discutidas entre você e um contador.

Comece agora!
Entenda como funciona

1

Análise completa feita por contadores

Nós vamos avaliar as informações e documentações necessárias para as suas necessidades iniciais e encaminhar uma proposta.

2

Proposta aceita

A partir desse momento, nós vamos acompanhar todas as suas obrigações fiscais e orientar suas ações, mês a mês.

3

Nossos contadores cuidando da sua empresa

Nosso time de contadores irá manter todas as obrigações legais da sua empresa em dia. Teve alguma dúvida? Nossa equipe estará a postos para ajudar no que for preciso.

Ainda em dúvida?
Confira nosso FAQ.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.