Relatório de transparência salarial: usuários relatam problemas para baixar o documento

28/03/2024

WhatsApp
Facebook
Telegram
LinkedIn

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o relatório de transparência salarial - que passou a ser exigido por empresas com 100 ou mais funcionários - poderia ser acessado por empresários a partir do dia 21 de março.

No entanto, diversos leitores do Portal Contábeis relataram problemas ao acessar o Portal do Emprega Brasil durante a live realizada em parceria com a FecomercioSP na última terça-feira (26).

A analista contábil Aline Campos conta que mesmo tendo enviado as informações, não consegue acessar o relatório.

“Enviei as informações no dia 27 de fevereiro. Mesmo assim não consegui baixar o relatório, porque aparece a mensagem que o documento não existe”, afirma.

O usuário ‘DP Contifisco’, também relatou o mesmo problema durante a live. “Também não consegui. Aparece a mensagem que o relatório não está disponível para este CNPJ, porém a empresa tinha 137 empregados em dezembro de 2023”.

Vale lembrar que de acordo com a Lei da Igualdade Salarial (nº 14.611/2023), as empresas têm até o dia 31 de março para publicar o relatório em suas redes sociais, site ou instrumentos similares. 

Segundo a legislação, o documento deve estar em área visível, de forma a permitir que seus colaboradores e o público em geral tenham acesso às informações.

As empresas que não tornarem públicas as informações do relatório estarão sujeitas à multa de 3% do valor da folha de pagamentos, limitada a 100 salários-mínimos.

De acordo com a advogada da Diretoria Jurídica e Sindical (DJS) da Confederação Nacional do Comércio (CNC), caso o empresário ou profissional encarregado constate irregularidades, a orientação é contatar o MTE.

"Faça registros das inconsistências por meio de prints da tela e anexe o recibo de entrega de que as informações foram enviadas”, orienta a especialista.

Relatório de transparência salarial
A Lei de Igualdade Salarial estabelece que homens e mulheres desempenhando atividades equivalentes ou idênticas devem receber remuneração igual. 

Esta regulamentação requer que empresas com mais de 100 funcionários submetam ao governo os detalhes salariais de sua equipe. 

Com base nesses dados, o Ministério do Trabalho e Emprego prepara relatórios de transparência salarial para cada empresa.

Esses dados, em conjunto com as informações do eSocial, serão empregados para examinar discrepâncias salariais entre profissionais de diferentes gêneros ocupando os mesmos cargos.

Se a disparidade salarial for confirmada, as empresas serão obrigadas a elaborar um plano de ação para reduzir tais discrepâncias de remuneração. Elas terão um prazo de 90 dias.


Fonte: Contábeis

Nunca foi tão simples abrir sua empresa!

Nós cuidamos de toda a papelada e processos burocráticos para que você tenha sua empresa funcionando regularmente. Você acompanha a evolução do processo sempre com orientação e tira suas dúvidas com nossos consultores sempre que precisar.

Estamos prontos para te ajudar!

Cuidamos de todos os procedimentos para a abertura do seu negócio

Confiança e Transparência

Você acompanha a evolução do processo sempre com orientação.

Abertura rápida

Abertura rápida e transparente para que você não perca nada do que está acontecendo.

Contadores consultores

Nossos contadores são treinados para serem consultores e orientar você.

Todo processo de abertura de empresa será orientado por nossos contadores

Realizamos todo processo de abertura de empresa por você, para que sua empresa seja aberta de forma simples, segura e rápida, sem dores de cabeça. Nossa equipe está à disposição para atender em todos as etapas da abertura da sua empresa.

Nossa equipe de contadores manterá contato com você para orientar quais atividades devem ser escolhidas para que tenha uma melhor otimização tributária.

Questões sobre escolha de melhor lugar para registrar a empresa, escolha de CNAEs, regime tributário, como evitar bi-tributações, natureza jurídica, dentre outras coisas importantes serão discutidas entre você e um contador.

Comece agora!
Entenda como funciona

1

Análise completa feita por contadores

Nós vamos avaliar as informações e documentações necessárias para as suas necessidades iniciais e encaminhar uma proposta.

2

Proposta aceita

A partir desse momento, nós vamos acompanhar todas as suas obrigações fiscais e orientar suas ações, mês a mês.

3

Nossos contadores cuidando da sua empresa

Nosso time de contadores irá manter todas as obrigações legais da sua empresa em dia. Teve alguma dúvida? Nossa equipe estará a postos para ajudar no que for preciso.

Ainda em dúvida?
Confira nosso FAQ.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.